Veículos do futuro: descubra como a tecnologia avançará no setor

O futuro dos carros em geral parece extremamente promissor. Temos o desenvolvimento das mais diversas tecnologias, que vem sendo implementadas nas mais diversas linhas e pontos dos carros atuais. Sabia que já desenvolveram um pneu que não se fura e jamais necessita de calibragem?

carros do futuro

Além dessa incrível tecnologia ser feita de material reciclável e ecológico, ela também garante que os pneus sejam resistentes a cacos, pregos e qualquer coisa que possam causar furos. E essa é somente uma das tecnologias que prometem revolucionar os veículos.

Hoje, vamos aprender um pouco sobre o que o futuro da tecnologia de carros e veículos em geral nos aguarda, e quais são os marcantes avanços tecnológicos mais recentes desse setor, além de como esse futuro irá nos afetar.

Carros elétricos são o real futuro

carros elétricos no futuro

A evolução de carros aponta para uma direção muito clara: o futuro será feito de carros elétricos. A China já declarou oficialmente que irá banir a produção de carros com combustível baseado em diesel ou combustível fóssil, o que marca um ponto definitivo para o mundo todo, afinal, a China é uma das maiores economias do mundo todo, e produz muitos veículos anualmente.

Um país cuja produção no ano de 2017 chegou a cerca de 28 milhões de carros em geral, parar por completo a produção de carros que se locomovem utilizando combustível fóssil, irá ter um grande impacto no mundo todo certamente. Mas essa medida da China, apesar de inesperada, não pegou tantas pessoas de surpresa assim.

O combustível fóssil de carros é um dos principais culpados por problemas ecológicos da atualidade. E vemos diariamente que uma alternativa para os combustíveis fósseis, são os carros com motores elétricos.

Com o avanço também da tecnologia de produção de energia limpa, por captação eólica, captação da energia solar, e diversas alternativas que vemos sendo implementadas nos mais diversos países, temos que o futuro, tanto para a produção de energia quanto para o uso de carros, está realmente direcionado para a tecnologia de motores elétricos e motores híbridos de carro.

Na Inglaterra, há uma pista desenvolvida que é capaz de carregar seus veículos, enquanto você dirige! Essa incrível tecnologia foi implementada baseada em uma outra tecnologia que permite carregar seu carro elétrico simplesmente estacionando ele em vagas específicas, que utilizam uma tecnologia capaz de carregar a bateria dos motores desses carros.

Porém, mais que isso, agora em Londres foi implementada uma pista onde carros, ônibus e até caminhões elétricos poderão ser carregados, simplesmente por andarem em sua faixa. Essa tecnologia está se tornando popular, e logo também foi implementada em Israel.

Carros movidos a energia elétrica vão mudar um pouco o relacionamento que temos com os nossos veículos. Os gastos serão diferentes, e a forma de “abastecer” o veículo, também será em diferente. Além de você poder abastecer em rodovias e locais específicos, você provavelmente trocará postos de combustível por tomadas e aparelhos de sua própria casa.

Afinal, temos acesso fácil a energia elétrica dentro de casa, e com uma leve adaptação, poderemos carregar nossos veículos em geral diretamente de nossas garagens. A tecnologia de carros elétricos ainda não é tão popular no Brasil, mas é esperado que, em poucos anos, essa tecnologia se torne bem acessível em nosso país.

Carros sem motorista?

carro sem motorista

Além dos carros elétricos, temos uma outra tecnologia que promete mudar bastante a forma como utilizamos carros atualmente: a tecnologia baseada em inteligência artificial de carros autônomos. Com cada vez mais testes bem-sucedidos por todo o mundo, essa tecnologia promete carros com capacidade de utilização sem a necessidade do motorista conduzir o veículo.

Nesse ano, já tivemos um caminhão autônomo percorrendo o equivalente a duas mil e quatrocentas milhas sem o auxílio de um motorista, o que comprova que logo poderemos ter carros autônomos em nossas estradas. O mundo já está se adaptando para isso, e logo seguradoras também precisarão levar em conta esses pontos tecnológicos desses carros.

Analisando a situação, um carro autônomo raramente irá ter o papel ativo em um acidente de trânsito, então é bem possível que sites de seguradoras, como o MeuSeguroAuto.org optem por oferecer alternativas de seguros específicos feitos especialmente para quem possui veículos com direção autônoma em um futuro não tão distante.